Lilypie - Personal pictureLilypie Third Birthday tickers

quarta-feira, 30 de março de 2011

Teste de alergia e Discovery Kids

Voltamos ao pediatra (normal!) para consulta de rotina. Maria Rita estava um pouco abaixo do peso - acho que também devido às duas semanas que ela não comeu direito por causa da dor de ouvido e da outra que passou longe de casa. Ele passou um cálcio e vitamina C pra ela. Mas, isso não foi o mais preocupante: fizemos o teste de alergia na pele. Como já disse em outro post, no exame de sangue mostrava que a alergia dela tinha abaixado bastante, porém quando foi feito o teste na pele, não demorou muito pra Maria Rita empolar toda. O pediatra explicou que às vezes o organismo não reage como o sangue. O que mais nos deixou um pouco preocupados foi o pediatra ter dito que não era pra ter acontecido isso na pele e pela idade dela já era pra ter passado, que provavelmente se permanecer assim até os 03 anos, talvez dure por muito mais tempo, talvez pra vida toda... O próximo teste só em janeiro de 2012. 
Eu e meu marido decidimos que não vamos ficar reclamando por causa disso - até porque vemos muitos casos de crianças com alergia gravíssima. A gente não deixa que a Maria Rita fique excluida quando está com os primos, nas festinhas, porque como já disse, levo tudo, inclusive o pão francês para a hora do cachorro quente... Quer saber, a Maria Rita mesmo nem liga pra essas coisas, acho até por causa da idade dela, então não vou começar a "plantar" nela esse sentimento de exclusão e vamos ensiná-la a levar a vida de uma forma divertida enxergando nesses obstáculos várias opções que ela tem e que antes, anos atrás isso era muito mais difícil... Afinal, quem conhece eu e o pai da Maria Rita sabe que não nos desanimamos fácil, na verdade, acho que sou até bem otimista e acreditamos em DEUS, que é nosso companheiro na criação da Maria. Confio Nele!

Vida que segue, já até encomendei o kit da Páscoa da Chocosoy que vem ovo, coelhinhos, bombons, trufas, claro, tudo de soja. Com esse "obstáculo" da alergia dela, procuro criar rotinas durante a semana para Maria Rita poder comer bem, principalmente almoço e janta... Me desculpem as outras mamães, mas a Maria só come bem na frente da TV com os desenhos da Discovery Kids. (Nessas horas imagino a péssima influência de mãe que eu sou, porque em outro post já falei das várias coisas "erradas" que os pediatras condenam, mas que funcionam com a Maria!!! Eu já pedi, mas ninguém me disse que tinha que seguir à risca o Manual das Mães! Aliás, algum pediatra já escreveu um que deu tudo certo?) Vou resumir + ou - como é essa rotina durante o dia contando com a Discovery: por volta das 09h - vitamina (Angellina Ballerina); 11h - almoço (hora do mecanimais e pega também um pouco do Peixonauta); 13:30h- Danete de soja! (Pra esse não precisa de desenho!); 16:30h - vitamina ou biscoitos com suco (Lazy Town e HI-5); 19h - Janta (Worl Word). Sem contar os programas que ajudam a distraí-la enquanto eu ou a Mônica fazemos as coisas... Então, qual não foi a minha surpresa ontem na hora da janta quando não apareceu o tal do Worl Word... Deu-se a desgraça!!! ... A Maria ficava me perguntando cadê o Dog, o Frog, a Bear que costumavam aparecer para jantar com ela. "Uma colherada pra Maria, uma colherada pro Frog" e assim ia todo o papá! Em vez deles,  me aparece o George, o macaco não ficava quieto pra comer, ainda achou de voar pendurado numa pipa e a Maria jantando com muita dificuldade e criatividade aos gritos de "Óia lá! Óia lá!!" ... Galerinha da Discovery, por favor, quando vcs forem trocar a programação façam primeiro uma enquete com as mães porque isso pode causar um transtorno nas nossas vidas!... Alguém acha que eu tô exagerando??? Pedido de uma mãe!!!
(Gente, eu ainda não tô louca, essa rotina vale mais para os dias de semana onde preciso passar "regras" para a babá!... Final de semana eu alivio... até porque a programação tanto da Discovery quanto da família altera um pouco!!!)
Maria Rita: a programação mais perfeita das nossas vidas!

Angelina e Frog: Programação Discovery Kids
A dica desse post hoje é mais da mamãe e do papai da Maria do que dela: Boteco do Juca na Lapa. Foi a nossa saidinha da semana no sábado para comemorarmos o aniversário da nossa "cumadre" e amiga (ô falsidade!) Bianca. A turma é boa e a bagunça também é saudável, tanto que o nosso pagode fez  mais sucesso do que o grupo que tocava lá... Aproveitamos para nos divertir e deixamos nossa Maria Rita se divertindo com os avós e a Mônica com direito a pula pula, bolinha de piscina, motinha de controle... Tô começando a achar que ela tá gostando mais disso do que a gente.
Não se assustem se por acaso chegarem na Lapa e verem cartazes de:
"PROIBIDO A ENTRADA DAS PESSOAS ACIMA!!!"
Ah, tá rolando sorteio na minha "madrinha" de blog: Martha e a linda Laís. Ela que me colocou nesse mundo de blogosfera!!

Bjs.
A gente se vê.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Tá com dor de ouvido? Vai soprar gaita! ... E algumas dicas da Maria.

Então, nem falei... Antes da semana do Carnaval, a Maria Rita teve uma dor de ouvido. De repente, de madrugada, ela acordou dizendo que queria remédio, e vamos combinar, pra criança pedir remédio é porque tá doendo mesmo! Saímos com ela por volta de 01 da manhã e fomos parar em um hospital grande aqui na minha cidade. Essa hora, claro, tiveram que acordar a pediatra! Tudo bem, a pediatra, uma senhora de + ou - 50 anos (eu digo, senhora, não por causa da idade, tá gente, mas por falta de intimidade com a pessoa!) nos atendeu com a maior paciência e depois de ver que realmente a dor era no ouvido, passou remédio para descongestionar, para febre e para pingar no ouvido. Foi aí que aconteceu uma coisa engraçada: quando pensamos que a consulta de emergência estava finalizada, a pediatra disse que eu deveria sair dali com a Maria e quando chegasse em casa era pra fazê-la soprar uma gaita ou uma flauta que ajudava a soltar o catarro (ECA!). Eu entendi o "espírito da coisa", mas visualizem: ia dar umas 02 horas da manhã, estávamos todos bêbados de sono e eu ainda tinha que soprar uma gaita com a Maria... Pelo amor de Deus, eu e meu marido ficamos sem saber se procurávamos uma farmácia 24 hs ou uma loja de R$ 1,99 que funcionasse 24hs, de preferência. Fala sério!
Eu sei que não sopramos gaita, nem flauta nenhuma e a febre da Maria ainda durou mais 02 dias. Resolvemos levá-la no pediatra dela mesmo. Alerta: Gente, eu tb não gosto de ficar dando antibiótico para Maria Rita, mas ele disse que a pediatra (a da gaita!) deveria ter passado um antibiótico para dor de ouvido e não remédio para pingar, porque em otite interna não se pinga remédio. Detalhe: na noite anterior, quando expliquei o problema ao pediatra dela (o normal!), ele havia me pedido para  não pingar mais o remédio, mas como fiquei com medo dela dar dor novamente de madrugada, pinguei. Não deu outra: quando cheguei na consulta logo cedo e ele viu o ouvido da Maria, me disse que tinha uma poça de remédio lá (que não era pra estar! Acho que até ele ficou meio confuso: "Quem será que tá com problema no ouvido? a mãe ou a filha? eu não disse que não era pra pingar mais?!) impedindo de fazer uma melhor verificação do ouvidinho da Maria. E eu? Ué, fiquei parada com cara de "paisagem" na frente dele, tipo assim "não tô entendendo o que aconteceu, mas na verdade foi eu!". Foi aí que ele me explicou com um super desenho no computador - porque ele percebeu que eu sou daquelas mães: "Você entendeu ou quer que desenha?" -, que somente pinga remédio quando a otite é externa e como a dor de ouvido era causada porque a Maria estava muito "congestionada", as gotinhas do remédio só serviam para "adormecer" a dor e não combater o catarro, por isso a febre continuava cada vez mais forte e com mais frequência. Dor diagnosticada corretamente, tratamento correto, carnaval salvo!
(Imagem tirada da net)
O desenho era + ou - assim: explicando que o catarro que vinha da face "empurrava" o tímpano gerando a dor, com perigo até de perfurá-lo.
Maria Rita tb é cultura!... rsrs
Bom, a dica da Maria Rita desse post é o seguinte: tá rolando sorteio no Cia das Mães e tem um programa novo legal no canal GNT: Mãe e Cia. São vários horários durante a semana. Eu assisti ontem à noite, abordaram assuntos como a amamentação, os primeiros passos, um pai ensinando a dar banho no bebê e o significado do choro dos bebês. Para mães de primeira viagem, é muito bom! Acho até que de vez em quando podemos enviar dicas pra elas fazerem o programa, porque para nós, mães blogueiras, o que não falta é conteúdo, né! Modesta!!!
Papai do céu, dai sabedoria à nós mães para lidarmos com essas "dorzinhas" que nossos filhos possam sentir. Amém.
Bjs.
A gente se vê!

quarta-feira, 16 de março de 2011

O carnaval e os "agora" da Maria

Estamos de volta! Primeiramente para parabenizar aos papais que participaram da blogagem coletiva. Saiu cada coisa tão "cut-cut" que a gente nem esperava e descobrimos até pais querendo tomar os blogs das mães, né , amor?!
Nosso carnaval, graças a Deus, foi maravilhoso!!! Muita chuva, muito sol, muita areia, muito parquinho, muita pescaria, muito jogo de buraco, muito nada pra fazer, muita besteira que o Renatinho - cumpadre nosso! - só sabia falar, fora as coisas que deram erradas que era tudo culpa dele, mas nos renderam boas gargalhadas!!
Bom, nossa turma de Carnaval é muito legal. Na verdade, a gente se prepara o ano todo para passarmos esses dias juntos só nos divertindo e as crianças vão entrando no esquema. Fazemos reuniões, mensalidades e bingos durante os meses que antecedem para não ficar "pesado" no mês do Carnaval, já que é começo de ano e todos têm muita despesa. Aí dá nisso:

Ê galerinha mais ou menos!
Esse ano, fomos para Búzios, para ser mais certo ficamos na Praia do Canto na Rua das Pedras. Vê se a gente tem o que reclamar?! Para as crianças, foi muito legal: para ir à praia bastava atravessar a rua e à noite curtiram bastante o parquinho (Espaço Kids). Aliás, só as crianças não, porque as mamães também curtiram o parquinho, né! Quando as mamães não ficavam lá com eles, deixavam com os papais e partíamos para as "comprinhas". Claro, tudo cronometrado pelos papais, tanto no tempo quanto no bolso!

Mães e filhos fazendo bagunça no parquinho!
Nessas andanças pela Rua das Pedras, adorei duas lojas e deixo as dicas: uma é a JOLIE, que infelizmente não tem site, fica na galeria perto do parquinho mesmo e a dona é uma senhora super simpática e só vende vestidos de crianças até 06 anos, cada um mais lindo do que o outro e o preço melhor ainda - R$ 25, 00 a R$ 29,00. (Quando eu colocar o da Maria eu corro aqui pra colocar uma foto.) A outra loja é a FRUFRULÂNDIA SOFT&COLOR, que coisa fofa as almofadas que a Sandra faz. Pra começar tem que entrar na loja descalço porque fica tudo ali na loja no chão mesmo, imaginem a festa que a Maria fez!

Conhecemos a praia de João Fernandes, muito linda, mas é pra quem tem muita "bala na agulha", como se diz aqui. Exemplo: uma garrafa de cerveja = R$ 8,00. E aí? Isso msm! Fecha a boca! As praias da Azeda e Azedinha também são lindas, mas com crianças fica mais difícil porque só se chega lá de barco ou por uma trilha. Tem outras praias lindas, mas que só passamos de barco e resolvemos ficar ali mesmo na praia do canto onde as crianças curtiram mais.

Aliás, a Maria aprendeu que tudo tem que ser agora: "Mãe, quero chocolate agora!", "Quero mamar agora!", "Quero o biquini agora!", "Quero ir parquinho agora!" e quando não faz, ela fica repetindo aquilo muitas vezes. Alguém avisa a essa criança que ela só tem 02 anos, por favor! Quem dera se tudo que a gente quisesse fosse feito na hora: "Maria, quero que você coma esse prato de comida agora!","Quero que você pare de usar fralda agora!", "Quero que você tome banho sem espernear agora!", "Quero ir embora do parquinho sem escândalo agora!", "Quero que você tome esse remédio sem pirraça agora!"... Ai, ai, seria tão bom!... TERRIBLE TWOs!

Mais peripécias da Maria Rita: a primeira foto ela tira onda de cowbói e na segunda ela mostra como é culta!
Bom, acabo este post com essa foto que eu adorei passeando pela orla depois de ver o pôr do Sol e a estátua da Brigite Bardot:


Ah, esqueci de falar que a minha Maria Rita já tá se adiantando para a Páscoa. Todo o dia canta a música do coelhinho. Pra quem quiser ver e fazer um "Aaaah, que bonitinha!" é só entrar no vídeo.

Bjs.
A gente se vê!